Todos sabemos que acidentes domésticos ocorrem com frequência. Temos queimaduras com panelas, quedas da escada, piso molhado escorregadio, etc. Hoje iremos falar um pouco sobre um acidente doméstico que as pessoas nem sempre imaginam que possa acontecer: Vidros de box que estouram “sozinhos” sem um motivo aparente.

As imagens abaixo, que foram retiradas da internet, mostram cenas de acidentes produzidos pelo estouro do vidro do box.

Existem muitos relatos de pessoas que sofreram esse tipo de acidente e por isso hoje iremos tratar deste tema aqui no blog. A ABRAVIDRO – Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos possui, em seu site, informações que utilizaremos nesta postagem.

PORQUE OS VIDROS DO BOX QUEBRAM “SOZINHOS”?

Vários problemas podem responder a essa pergunta:

– Fabricação do vidro

Bolhas e fendas podem ser produzidas gerando imperfeições que podem contribuir para a quebra espontânea.

– Armazenamento do vidro e impactos

Os detalhes de armazenamento como manter uma placa de vidro apoiada na outra ou mesmo apoiar a placa de vidro na parede favorecem que eles se desfaçam repentinamente.

Os vidros podem sofrer impactos que, na hora, podem não resultar na sua ruptura, mas uma certa energia fica acumulada internamente na peça causando um desequilíbrio que resulta em quebra posterior e sem motivo aparente naquele momento.

– Variação da temperatura

Vidros temperados, ao sofrer variações de temperatura podem se quebrar. Isso explica porque é na hora do banho que o vidro se rompe, pois é neste momento que o ambiente é aquecido. O que ocorre é que o ambiente está frio e as placas de vidro estão frias também. Quando ligamos o chuveiro quente produzimos uma rápida variação de temperatura (choque térmico) que tensiona a superfície do vidro podendo quebrá-lo.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Procure observar se o box apresenta algum dos problemas indicados abaixo. Se esse for o caso, devemos fazer uma manutenção preventiva, chamando um vidraceiro para realizar ajustes ou troca de peças.

– As bordas do vidro não podem ter nenhuma falha.

– A instalação deve estar bem firme, não pode balançar.

– Ao abrir a porta não podemos fazer nenhum esforço. O esforço ao abrir a porta indica que as roldanas que auxiliam a movimentação podem estar desgastadas.

– Ao abrir a porta, a mesma não deverá fazer nenhum barulho como se estivesse arranhando. Neste caso, o vidro pode estar encostando no piso. Essa vibração pode produzir, com o passar do tempo, trincas na placa de vidro e consequentemente sua quebra.

– As guias inferior e superior não podem estar quebradas e nem desgastadas.

– O puxador não pode bater na porta fixa. Novamente o processo de cada batida do puxador na porta fixa pode gerar ondas no vidro e provocar sua quebra. Existe um batedor inferior e um um superior da porta móvel, que regula a distância máxima que o vidro deverá abrir.

– Quando fechamos o box, a placa de vidro móvel, deverá encontrar um material que não seja rígido. Em geral esse material é uma faixa de espuma ou plástico que amortece a batida da porta com o anteparo.

PELÍCULAS DE SEGURANÇA

O vidro temperado é 5 vezes mais resistente que o vidro comum. Quando ele quebra gera pequenos pedaços evitando assim que as pessoas possam sofrer grandes danos.

A Total Brasil Films realiza a aplicação de uma película de segurança no vidro temperado do box, fornecendo a ele os seguintes benefícios adicionais:

  • Retém o vidro estilhaçado dentro da área da moldura, estes produtos possuem um adesivo de viscosidade para sustentarem os fragmentos de vidro.
  • Reduz ao mínimo o risco de danos a pessoas.

Peça um orçamento sem compromisso.

O box do seu banheiro – Cuidados e Manutenção
Classificado como: